UM PAÍS QUE NÃO EXISTE MAIS

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Um país que não existe mais (mas precisa ser conhecido)

Extraído do site http://www.faculdadeccaa.com.br/destaque/um-pais-que-nao-existe-mais-mas-precisa-ser-conhecido

24/10/2011
um país que não existe mais .notícia
Quem tem mais de 60 anos, sentiu na pele. Quem está na casa dos 40 ou 50, sofreu, no mínimo, efeitos mais ou menos sérios. E muitas pessoas com menos idade que isso não têm noção do que se passou no Brasil nas décadas de 1960 e 1970. Mas precisam saber, porque se trata de fatos que marcaram definitivamente o destino do país. Pensando nisso, nosso aluno de Letras, Ricardo Macedo dos Santos, 66 anos de idade, escreveu a peça “Um País que Não Existe Mais”, que será apresentada na 6ª Mostra da Faculdade CCAA, dia 27, às 18h, no teatro.
Ele explica o título: “Este país que João Goulart idealizou, com uma estrutura social menos vertical, não existe mais”, diz Ricardo, referindo-se ao ex-presidente João Goulart, o Jango, deposto pelo golpe que resultou na ditadura militar. Jango teve seus direitos políticos caçados por dez anos e morreu em 1976.
O golpe militar deu início aos chamados “Anos de Chumbo”, marcados por choques entre militares e sociedade civil, lutas pelo restabelecimento do estado de direito, exílios, vidas sacrificadas e culto aos grandes revolucionários da época, como Ernesto Che Guevara, cuja imagem surge na logo de divulgação da peça.
Autor Ricardo Macedo
Ricardo, graduado em Administração, funcionário aposentado da Petrobras desde 1996, escrevia como hobby. Até que viu uma chamada da Faculdade CCAA na internet e decidiu entrar para a graduação em Letras e dedicar-se ao que realmente gosta. Ao perceber que a instituição abria a possibilidade de os alunos realizarem seus projetos, escreveu a peça com a finalidade de mostrar aos jovens o que foi a ditadura militar, mas deixando livre o público para tirar suas próprias conclusões. A peça se compõe de vários esquetes, ambientados em um aparelho guerrilheiro, entremeados por vídeos. A protagonista é Simone, que convida a plateia a uma reflexão sobre o que está ocorrendo no Brasil, hoje. No elenco, contamos com Alex e César, de Comunicação; Aislam, Vívian e Paula, de Letras; Cristiane, também de Letras, porém já formada, e com o próprio autor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário