UM PAÍS QUE NÃO EXISTE MAIS

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Uruguai reconhece crimes da ditadura militar e quer dados do Brasil

   
Governo fará ainda ato público em março sobre o reconhecimento dos crimes
Da Redação
uruguai-iO governo uruguaio assumiu a responsabilidade do Estado pelos crimes cometidos durante a ditadura militar entre 1973 e 85. O reconhecimento ocorreu na segunda-feira (27) pelo ministro das Relações Exteriores Luis Almagro em sessão na Organizações das Nações Unidas (ONU), em Genebra, Suíça. Assim como o Brasil, o país foi condenado pela Corte Interamericana dos Direitos Humanos (CIDH) da Organizações dos Estados Americanos (OEA) por casos de assassinatos e desaparecimentos.



Ato Público
Além de assumir as violações dos direitos humanos, o governo uruguaio vai realizar em 21 de março uma ato público em reconhecimento de sua responsabilidade pelos crimes cometidos pelos militares. A condenação do Uruguai ocorreu devido ao assassinato de Maria Claudia García, presa na Argentina junto com o companheiro Marcelo Gelman, este considerado desaparecido. Maria Claudia foi enviada ao Uruguai, onde deu à luz uma menina, Macarena Gelman, e em seguida foi morta pelos militares. A menina foi localizada pelo avô, que apresentou a denúncia à CIDH.
Para Almagro, o ato em março demonstra “a convicção com que nosso governo encara a luta contra a impunidade e o cumprimento de suas obrigações internacionais.”
Operação Condor
O governo uruguaio também vai solicitar informações ao governo brasileiro sobre os uruguaios mortos e desaparecidos no Brasil - as ditaduras instaladas na América do Sul atuavam juntas na chamada Operação Condor que também tinha mãos do governo estadunidense. "Precisamos ir no sentido contrário ao que os países da região fizeram nos anos da ditadura quando criaram a Operação Condor. Agora, precisamos ir no sentido inverso e usar o fato de que somos democracias para contribuir justamente na troca de informações", disse Almagro à imprensa.
uruguai-i2
Araguaia
O Brasil também foi condenado na CIDH pelos crimes cometidos na Guerrilha do Araguaia. A condenação obriga o país a investigar, esclarecer e punir os responsáveis.

deu no site http://carosamigos.terra.com.br/index2/index.php/noticias/2553-uruguai-reconhece-crimes-da-ditadura-militar-e-quer-dados-do-brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário